O Laboratório de Macrofósseis e o Laboratório de Preparação de Macrofósseis, coordenados pela Prof.ª Dr.ª Lílian Paglarelli Bergqvist, integram o conjunto atual de laboratórios de pesquisa em Paleontologia do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
​
Por cerca de 20 anos (décadas de 60-80) existia no Departamento de Geologia apenas o “Laboratório de Paleontologia”, que era compartilhado pelos então professores Ignácio Brito, Maria Antonieta Rodrigues, Maria da Gloria de Carvalho e Lélia Ribas. No final dos anos 80, por iniciativa do Prof. Aristóteles Rios Neto (então aluno do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFRJ), foi criado o Laboratório de Micropaleontologia, separando o grupo que estudava microfósseis do Laboratório de Paleontologia.
​
O Laboratório de Macrofósseis (LabMacro) “nasceu” por iniciativa da Prof.ª Lílian Bergqvist, quando de sua contratação em 1998. A proposta do nome foi fazer um contraponto ao já existente Laboratório de Micropaleontologia, agrupando os pesquisadores que trabalhavam com fósseis macroscópicos. Com o passar dos anos, o LabMacro restringiu suas atividades apenas ao estudo de vertebrados fósseis. Ao Laboratório de Macrofósseis foi agregado o Laboratório de Preparação de Macrofósseis, onde são preparados os fósseis coletados nas atividades de campo, antes de serem estudados e/ou tombados em uma das coleções de paleontologia do Departamento de Geologia (sob responsabilidade do Prof. Ismar Carvalho).
​
O Laboratório de Macrofósseis está localizado na sala J2-007 (bloco J, segundo andar, sala 007) do Instituto de Geociências, onde estão disponibilizados equipamentos de informática, ótico, fotográfico e bibliografia para facilitar a pesquisa científica dos alunos e parceiros do LabMacro. O Laboratório de Preparação de Macrofósseis, localizado na sala J2-002, abriga os equipamentos ótico e de preparação mecânica necessários a uma preparação adequada dos fósseis.